No dia 2 de julho a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro comemorou o seu 50.º Aniversário. Neste evento estiveram presentes, para além dos muitos amigos da casa, o Vice-Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Dr. Nuno Bello, a Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, Dr.ª Teresa Bergher bem como todos os antigos Diretores desta instituição. Para homenagear este evento, foi de Portugal uma comitiva constituída pelas seguintes individualidades: Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, Deputado da Assembleia da República, Dr. Carlos Páscoa, Presidente do Politécnico de Viseu, Eng.º Fernando Sebastião e Dr. José Costa, Manuela Esteves e Paula Reis em representação da Quinta de Lemos e José Clemente, Presidente da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo.
A Confraria de saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” fez-se representar nas pessoas do seu Almoxarife, Prof. José Ernesto P. Silva e do seu Chanceler Mor, Dr. António Meneses.
A sessão decorreu de forma emotiva tendo como orador um dos grandes obreiros desta tão relevante instituição em terras de Vera Cruz, António Cardão. Este lembrou estórias dentro da História da Casa de Viseu que causou saudosismo e lembranças agradáveis a todos os presentes.
Esteve também presente Dr. Manuel Bettencourt da Califórnia, Presidente da Federação das Associações da Diáspora Portuguesa.
Esta sessão decorreu de forma elevada tendo sido do agrado de todos os presentes. Relembrar um passado, ainda que recente, de uma instituição com um trajeto tão significativo ligado aos usos e costumes da Beira, é sempre um motivo de orgulho. Parabéns à Casa de Viseu no Rio de janeiro pelas suas bodas de Ouro e que venham as próximas.
Um forte agradecimento a atual Direção da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, na pessoa do Sr. Presidente Dr. Flávio Martins, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido ao longo destes últimos anos, bem como ao nosso embaixador da Confraria António Cardão por continuar a representar com muita elevação e dignidade este nosso projeto Confrádico.
Sem comentários:
Enviar um comentário