quinta-feira, 18 de agosto de 2016

No passado dia 13 de Agosto de 2016, a Confraria dos Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, foi anfitriã num encontro de alguns dirigentes associativos e amigos da nossa Diáspora e que teve lugar na sua sede em Viseu.
Neste encontro estiveram presentes o Fernando Cabaço de Palma de Maiorca, o José Peixoto e esposa do Luxemburgo, a Eliete Farias de Manaus, a Isabel Rocha e o marido de Bruxelas, o Manuel Nascimento de Paris. Foi ainda convidado a estar presente o Dr. José Governo, pela proximidade e relações de trabalho que tem mantido ao longo dos últimos anos com a Diáspora portuguesa e com a Confraria.
Foi um encontro muito interessante que permitiu confraternizar, mas também partilhar experiências, dificuldades e os desafios para o futuro. O prof. José Ernesto e o Dr. José Governo, aproveitaram ainda o momento para partilhar com todos os presentes o trabalho que tem estado a ser desenvolvido ao nível da Federação das Associações da Diáspora, nomeadamente, alguns dos projetos que serão muito brevemente tornados públicos, em prol das associações da Diáspora portuguesa.
O encontro estava a ser de tal forma entusiástico que a hora de almoço já se fazia tarde. Mas, á boa maneira viseense, este encontro ficaria incompleto sem a partilha de um momento gastronómico, divulgando assim também os nossos sabores da região.
Deste encontro fortaleceram-se relações e o desejo redobrado de continuar este trabalho do movimento associativo, certos da importância que ele tem junto das nossas comunidades espalhadas pelo mundo e que muito nos orgulham.
No final foram oferecidas algumas lembranças nomeadamente da Câmara Municipal de Viseu, da Confraria e de alguns produtores da região do vinho Dão. Foi feita uma visita à secular Feira de S. Mateus, tendo os visitantes ficado entusiasmados com este certame que data desde 1392, sendo hoje a Feira mais antiga da Península Ibérica.



Sem comentários: