terça-feira, 10 de dezembro de 2024

V Capítulo Geral de Entronização na Casa de Viseu dio Rio de Janeiro

 

Dez novos confrades ‘Cavaleiros’ e uma ‘Comendadora’ foram entronizados no V Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ do Rio de Janeiro. A cerimónia decorreu a 1 de dezembro na Casa do Distrito de Viseu, na capital carioca, e contou com a presença de cerca de duas centenas de participantes.

Presentes o Secretário de Estado das Comunidades José Cesário, bem como a Cônsul Geral Adjunta de Portugal no Rio de Janeiro, Ana Rita Ferreira; a vereadora da Câmara do Rio de Janeiro Teresa Bergher, o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas Flávio Martins, além de uma representação da Confraria Grão Vasco de Viseu, liderada pelo Almoxarife José Ernesto Silva.

Presentes estiveram também o presidente da Casa de Viseu, Maurício Moreira; o embaixador da Confraria Grão Vasco no Rio de Janeiro, António Cardão, e a secretária da Confraria Ane Carolina Botelho, entre outros, como vários ex-presidentes da Casa do Distrito Viseu.

Foram entronizados dez novos Confrades, figuras distintas e destacadas da comunidade portuguesa no Rio de Janeiro ou a ela ligadas, numa cerimónia cheio de simbolismo para a comunidade beirã. O Viseu Senhora da Beira foi cantado a ‘plenos pulmões’, sob a batuta de António Cardão.

O almoço servido foi bem português, regado com vinhos do Dão, numa festa abrilhantada por um grupo de música popular portuguesa. A Confraria Grão Vasco tem, nesta altura, na comunidade portuguesa da capital carioca cerca de duas centenas de Confrades e Comendadores, na sua grande maioria presentes da cerimónia, ligados ao mundo empresarial e à vida social, cultural e política do Rio de Janeiro. Dos novos confrades destaque para a atribuição do grau de Comendador à Cônsul Geral Adjunta de Portugal no Rio de Janeiro, Ana Rita Ferreira. Referência também para o novo Confrade Arlindo Sousa, com raízes em Sátão, e que foi um dos fundadores da Casa de Viseu do Rio de Janeiro.

Para o grande sucesso do quinto capítulo da Confraria Grão Vasco no Rio de Janeiro muito contribuiu António Cardão, membro fundador da Confraria carioca e um destacado e respeitado dirigente da comunidade portuguesa em Terras de Vera Cruz. António Cardão foi o catalisador para que muitas empresas e particulares apoiassem a iniciativa, cuja receita reverteu a favor da instituição. É, também, uma das figuras que dinamiza inúmeras atividades da Confraria e da Casa do Distrito de Viseu, da qual foi seu presidente.

Na cerimónia foram distribuídas lembranças a ex-presidentes da Casa do Distrito de Viseu e outras personalidades, que colaboram nas atividades da Confraria, tanto no Rio de Janeiro, como da Confraria-Mãe, em Viseu. Foram distribuídas várias garrafas de vinhos do Dão, – dos produtores Adega de Penalva, Quinta de Lemos, Adega de Silgueiros e Amora Brava, – bem como lembranças da Câmara Municipal de Viseu, Freguesia de Viseu e Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Vereadora Teresa Bergher homenageou personalidades

A ocasião foi aproveitada pela vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, Teresa Bergher, para homenagear várias personalidades. A José Cesário entregou o título Cidadão Honorário da Câmara do Rio de Janeiro, galardão atribuído após deliberação da Câmara do Rio de Janeiro. A vereadora, natural do concelho de Penalva do Castelo, destacou o trabalho que o atual Secretário de Estado das Comunidades tem levado a cabo junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, com referência especial ao Brasil.

Em resposta, José Cesário agradeceu a distinção atribuída, elogiando o trabalho que a comunidade lusa tem levado a cabo para um Brasil mais prospero. O governante exaltou o trabalho que Teresa Bergher tem levado a cabo, nos últimos 20 anos, enquanto vereadora da Câmara do Rio de Janeiro.

Na mesma ocasião, Teresa Bergher entregou a Medalha de São Francisco de Assis – III Milénio, um dos mais altos galardões atribuídos pela autarquia carioca, – a mesma que recebeu o Papa Francisco, aquando da sua passagem pelo Brasil, – a José Ernesto Silva, destacando o seu trabalho em prol da aproximação das comunidades portuguesas ao país natal, bem como na promoção da cultura lusa no mundo.

O Almoxarife da Confraria Grão Vasco agradeceu, emocionado, a distinção, realçando a importância de Teresa Bergher para a comunidade beirã no Brasil e os altos cargos que ocupou durante a sua vida política, prestigiando Portugal e os portugueses.

O jornalista José Luis Araújo, membro da Confraria Grão Vasco, foi também homenageado com uma Moção de Congratulações e Louvor, pela sua trajetória profissional na comunicação social, na imprensa escrita e falada, nomeadamente na direção da Gazeta Rural, revista que este ano comemorou 20 anos.

Aqui fica o registo do evento



 










 O evento na imprensa









Sem comentários: