terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Confraria ‘Grão Vasco’ participou em Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora


Cerca de duas dezenas de dirigentes associativos da diáspora participaram em Braga no Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, em que participou a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’. A iniciativa foi promovida pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidade (DGACCP).

O Almoxarife José Ernesto Silva partilhou a experiência da Confraria com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, destacando o papel das associações e coletividades na promoção e divulgação da língua e da cultura portuguesa.
Miguel Almeida, coordenador técnico regional da Beira Alta – Viseu, Dão, Lafões e Terras do Demo, da Federação de Folclore Português, também membro da nossa Confraria, abordou a temática à volta dos trajes, usos e costumes que influenciam o folclore de cada região. Por sua vez o confrade José Luís Araújo, membro do Almoxarifado, falou da importância da comunicação na divulgação e promoção das associações da diáspora, bem como das atividades que promovem junto das suas comunidades. A ocasião foi aproveitada pela Confraria para a entrega a cada participante de um livro, bem como um Título Confrádico, ato bem recebido e elogiado por todos.

Na ocasião, o Secretário de Estado, José Cesário agradeceu o acolhimento em Braga, destacando a importância da iniciativa na “criação de redes entre as diversas comunidades e no aprofundamento de conhecimentos”.

Os objetivos do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora estão a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal; a divulgação da cultura portuguesa; a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional; a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa; e as dinâmicas de grupo, candidaturas e execução de projetos.

 

 





Sem comentários: