sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Visitas de confrades e amigos da Diáspora Casa das Beiras de Toronto distinguida com Viriato de Honra

  Visitas de confrades e amigos da Diáspora

 

Diversas personalidades, entre Confrades, dirigentes associativos da comunidade portuguesa no Mundo e amigos, passaram este Verão por Viseu. Como é nosso apanágio, foram recebidos na sede da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, cumprindo a tradição Beirã de bem receber quem passa por Terras de Viriato.

A todos, cumpre-nos agradecer as palavras que nos deixaram de amizade, perseverança e de otimismo sobre o futuro, no momento mais difícil da nossa história.

Nota para a ausência de muitos amigos, dirigentes Associativos da Comunidade Portuguesa espalhados pelo mundo, que, por via do momento que atravessamos, não puderam deslocar-se a Portugal e a Viseu para o tradicional encontro anual. Esperamos em breve podermos voltar a recebe-los.

Para todos votos de saúde e um abraço, virtual, fraterno e de amizade.

 

Susana Santos, dirigente associativa em Marly-le-Roi, acompanhada da amiga Isabel Thibeau, de Versailles. Esteve presente o nosso Confrade José Farias, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal da Suíça Francófona, de Montreux, Suíça

Paulo Peixoto, dirigente associativo no Luxemburgo e nosso Confrade, com  o nosso amigo e Confrade Paulo Fraga

Luís Chaves, nosso Confrade e um grande dinamizador da Comunidade Portuguesa na Suíça, também passou por Viseu. A Moita, em Castro Daire, foi local de paragem gastronómica obrigatória, a que não faltaram o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, e o presidente da Junta de Moledo, Alexandre Pereira

Jorge Rodrigues, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, de Zurique, com o nosso amigo Padre Leitão
Flávio Martins, ex-presidente da Casa de Viseu do Rio de Janeiro e atual presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas

Alcídio Morgado, presidente da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

Recepção do presidente da Câmara de Castro Daire, e vereadores, ao presidente da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, Alcídio Morgado e esposa, com a presença do Almoxarife da nossa Confraria.
Teresa Bergher, nossa Comendadora da Confraria e vereadora da Câmara do Rio de Janeiro
Bernardino Nascimento, nosso representante no Canadá




 Casa das Beiras de Toronto distinguida com Viriato de Honra

 

A Casa das Beiras de Toronto foi galardoada com a Medalha Municipal de Mérito, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município promovida pela Câmara Municipal de Viseu.

Realizada em período de pandemia, a cerimónia foi restrita e realizada de forma a que fossem cumpridas todas as normas de segurança. O Viriato Teatro Municipal foi o palco da cerimónia.

A autarquia viseense realçou o trabalho levado a cabo pela Casa das Beiras de Toronto em prol da cultura portuguesa naquela região do Canadá, mas também por elevar bem alto o nome de Viseu e da região.

Bernardino do Nascimento, presidente da Casa das Beiras de Toronto, recebeu o galardão, que honra todos quantos na província de Ontário promovem e divulgam as tradições e cultura da Beira naquela região do Canadá.

Recorde-se que Bernardino Nascimento, natural da freguesia de Calde, no concelho de Viseu, foi o grande impulsionador da criação, em 1989, do Clube Académico de Viseu de Toronto, que 10 anos depois daria lugar à Casa das Beiras de Toronto. Preside aos destinos da coletividade há quase uma década. Foi também o responsável pela criação da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco da Casa das Beiras, naquela cidade do Canadá.

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ congratula-se com a entrega deste galardão à Casa das Beiras de Toronto, bem como enaltece o trabalho feito pelo seu presidente, Bernardino Nascimento, nosso representante no Canadá. De passagem pela sede da nossa Confraria foi-lhe entregue pelo Almoxarife José Ernesto Silva um conjunto de livros editados pela Confraria Grão Vasco.

 




 

 

Sem comentários: