sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Federação das Associações da Diáspora elegeu novos corpos sociais em Viseu



Jorge Rodrigues ((Zurique - Suíça) é o novo presidente da Federação das Associações da Diáspora (FAD), sucedendo a Manuel Bettencourt (Califórnia, USA) que passa para a presidência do Conselho Fiscal. José Ernesto Silva, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ mantem a presidência da Assembleia Geral.
As eleições da FAD decorreram no sábado, dia 3 de agosto, numa Assembleia Geral muito participada, que decorreu na sede da FAD, em Viseu. A ato eleitoral realizou-se no âmbito do IV Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora, organizado pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira, ‘Grão Vasco’, e contou com a presença de mais de 20 participantes oriundos de vários pontos do mundo. A votação decorreu de acordo com o regulamento e Estatutos da FAD e supervisionada pela Mesa da Assembleia Geral.
Durante todo o dia decorreram várias intervenções, com destaque para o vereador do Turismo da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, que saudou a presença de tão ilustres personalidades na nossa cidade, enaltecendo o papel da FAD e da sua importância para a diáspora portuguesa. Odete Madeira abordou a temática do Folclore, enquanto José Carlos Governo destacou a importância e o papel das Associações da Diáspora. A finalizar Diana Marques, da Lusovini – Vinhos de Portugal, falou sobre o papel que o vinho do Dão pode ter na ligação ao nosso país.
Terminado o ato eleitoral, que encerrou o Encontro, o presidente da Assembleia Geral da FAD, José Ernesto Silva, agradeceu a presença e participação de todos, num encontro que voltou a reunir em Viseu destacados dirigentes do mundo associativo português além fronteiras.
O novo presidente da FAD, Jorge Rodrigues, já definiu os objectivos para o mandato que agora inicia, nomeadamente o reforço e divulgação da FAD junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, mas também o seu reforço com a adesão de novas associações ou clubes portugueses. Atualmente conta com cerca de três dezenas de associados da Europa, África, América do Norte e do Sul.
Entre os presentes no encontro, referência para António Lopes, do Rio de Janeiro, membro da Confraria ‘Grão Vasco’ e que representou a Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro; Manuel Viegas, vindo da Flórida, que para além de membro da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, ‘Grão Vasco’ é também conselheiro das Comunidades Portuguesas naquela região dos Estados Unidos. Estiveram também presentes uma representação da Câmara de Marly le Roy e uma Associação da Zona de Paris, com quem a Confraria ‘Grão Vasco’ irá brevemente assinar um protocolo de colaboração.
Os participantes levaram várias lembranças oferecidas pela Câmara Municipal de Viseu, Viseu Marca, INATEL, Turismo do Centro e Comissão Vitivinícola Regional do Dão e vinhos do Dão oferecidos pelos produtores Adega da Corga, Adega de Silgueiros e Adega de Penalva do Castelo.

Aqui fica o registo do evento

 

 O evento na imprensa regional
-->

Sem comentários: