terça-feira, 3 de maio de 2016

Aniversário da Confraria, Capitulo da Primavera e Eleições dos Orgãos Sociais



Decorreu, no passado dia 30 de Abril de 2016, no Hotel Principe Perfeito, em Viseu, o XIV Aniversário da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”. O Sr. Embaixador de Moçambique e Secretário Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Dr. Murade Isaac Migulgy Murargy, honrou-nos com a sua presença.
Pelas ligações históricas que unem Portugal e Moçambique e por todo o ilustre percurso político e humanitário, foi-lhe atribuído pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, o Título de Comendador.
Estiveram também presentes neste evento, o Presidente da Casa de Viseu no Rio de Janeiro Dr. Flávio Martins, recentemente eleito Presidente dos Conselheiros da Diáspora, o Sr. Presidente da Assembleia Geral do Arouca Barra Clube, Sr. César Soares, o jornalista Igor do Rio de Janeiro e o nosso representante na Alemanha José Loureiro. Em representação da CM de Viseu esteve presente o Sr. Vereador Eng.º João Paulo Gouveia. Marcou também presença o nosso confrade e amigo Sr. Deputado Hélder do Amaral.
Neste evento foram eleitos os novos Órgãos dos Corpos Sociais da Confraria:
O Almoxarifado continua a ser presidido pelo Prof. José Ernesto; O Nobre Senado passa a ser comandado pelo Grão Mestre Eng.º António da Costa Vidal; O Conferente fica entregue a José Coelho. O Conselho Consultivo fica a cargo do Eng.º Garcia Mendes.
Foi mandatário da lista o Dr. Fernando Almeida Ruas, médico em Viseu e um dos fundadores da Confraria.
Neste evento foi apresentada mais uma publicação da Confraria. A reedição do livro " Artes e Tradições Portuguesas" revista e aumentada. Para além dos textos da primeira edição, contém trabalhos dispersos em várias publicações, da autoria da Meirinha Gastrónoma, Odete Madeira e poesia do nosso Confrade e Mandatário, Dr. Fernando Almeida Ruas.
No final da noite os Srs.  Vice Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Joaquim Seixas e o Dr. Agostinho Ribeiro, Diretor do Museu Grão Vasco, vieram felicitar a Confraria.
A Tuna Sabores da Música encerrou com cantigas da nossa música popular e Fados cantados por alguns membros da tuna.
Aos convidados foram entregues lembranças da Confraria, com motivos de Viseu, bem como uma garrafa de vinho Quinta de Lemos, a quem a Confraria aproveita publicamente para agradecer.

Aqui fica o regista deste evento:




































Sem comentários: