terça-feira, 11 de julho de 2023

XI Capítulo Geral de entronização

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ levou a cabo o XI Capítulo Geral de Entronização, que decorreu nos Claustros da Sé de Viseu, no dia 1 de julho. Foram entronizados 41 novos confrades Cavaleiros e 10 novos Comendadores, entre instituições e personalidades.

A cerimónia teve início com a bênção da entronização pelo Cónego Manuel Moreira Matos, Deão do Cabido da Sé de Viseu e Capelão da Misericórdia de Viseu.

Foram entronizados com o Grau de ‘Comendador’ destacadas instituições da nossa região, como a Casa de Saúde de São Mateus, a Caritas de Viseu, a Refood Viseu, a revista Gazeta Rural e a Fundação Aquilino Ribeiro bem como personalidades de referência da nossa região, ou a ela ligadas, como Cristina Barroco, Diamantino Santos, Francisco Mendes da Silva, Luísa Mellid Monteiro e Paulo Sérgio Albuquerque. De realçar que Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego, foi também agraciado com o Grau de ‘Comendador’ no aniversário da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, que decorreu no dia 2 de julho. Com o Grau de ‘Cavaleiro’ foram entronizados 41 novos confrades, figuras da vida social local e nacional e dos mais diversos quadrantes profissionais.

Os momentos musicais do evento estiveram a cargo da nossa confreira Catarina Barros e Daniel Simões na voz, acompanhados ao piano por Sara Costeira.

Depois da cerimónia, que decorreu nos Claustros da Sé de Viseu, o cortejo confrádico percorreu as ruas da cidade até à Praça da República, para uma receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, que teve como anfitrião o presidente Dr. Fernando Ruas.

Na ocasião, o Almoxarife da Confraria Grão Vasco salientou a importância do ato e agradeceu a Fernando Ruas “o simbolismo” da receção na sala mais nobre do município. José Ernesto Silva salientou a entrada para o mundo confrádico de 41 novos elementos, aproveitando a ocasião para agradecer a presença das 22 confrarias que visitaram Viseu, oriundas de diferentes regiões do país.

Já Fernando Ruas, depois de realçar a importância da realização de mais um Capítulo de Entronização em Viseu, destacou o importante trabalho levado a cabo pela Confraria Grão Vasco na divulgação da cultura e das tradições beirãs, a nível nacional e internacional. O autarca felicitou a Confraria Grão Vasco “pelo seu papel ativo, ao longo dos anos, na salvaguarda e promoção do nosso território, da sua identidade, valores e tradições das gentes beirãs, dentro e fora de portas”.

O Capítulo de Entronização terminou com um repasto no Hotel Grão Vasco, durante o qual foi homenageado Pedro Machado, ainda presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, com a entrega do ‘Beirão de Mérito’, a mais alta distinção da Confraria Grão Vasco.

A Lição de sapiência esteve a cargo de Paulo Pinto de Albuquerque, professor Catedrático da Universidade Católica de Lisboa.

A atuação da Tuna Sabores da Música e a entrega de lembranças foram os momentos finais de um dia que ficará na memória de todos. O ‘Mestre de Cerimónias’ foi Miguel de Almeida, figura conhecida do meio viseense e membro da Federação do Folclore Português, que contou com o apoio do Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”.

No final do repasto, o Almoxarife da Confraria Grão Vasco, José Ernesto Silva, recebeu uma Moção de Honra ao Mérito da Academia de Filosofia e Ciências da Casa Lucentina, pelas mãos do jornalista luso-brasileiro Igor Lopes, que é também Embaixador Cultural da referida Academia em Portugal. Igor Lopes referiu que o diploma “mostra a importância do trabalho de José Ernesto Silva na conexão entre o Brasil e Portugal, com o auxílio da visão estratégica da Confraria que lidera e que conta com pessoas engajadas no Rio de Janeiro, Manaus e Florianópolis, além de outras partes do mundo”.

A Confraria Grão Vasco agradece os apoios das seguintes entidades, que tornaram possível a realização deste evento: Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal de Viseu, Freguesia de Viseu, Viseu Marca, CVR Dão, Quinta de Lemos, Adega de Silgueiros, Adega de Penalva do Castelo e Amora Brava Vinhos.  

 

Aqui fica o registo do evento

 

Saudação às bandeiras

 

  





Bênção do evento pelo Cónego Manuel Moreira Matos, Deão do Cabido da Sé de Viseu e Capelão da Misericórdia de Viseu


Momento de entronização dos novos Comendadores










Os momentos musicais do evento estiveram a cargo da nossa confreira Catarina Barros e Daniel Simões na voz, acompanhados ao piano por Sara Costeira





Fotografia de família


Fotografia geral dos novos entronizados (comendadores e cavaleiros)

Cortejo pelas ruas da cidade

Receção na Câmara Municipal pelo Presidente do Município Dr. Fernando Ruas



 

 

Mesa de honra
 Pedro Machado, ainda presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, homenageado com a entrega do Prémio‘Beirão de Mérito’, a mais alta distinção da Confraria Grão Vasco.
A Lição de sapiência esteve a cargo de Paulo Pinto de Albuquerque, professor Catedrático da Universidade Católica de Lisboa. 


O Almoxarife da Confraria Grão Vasco, José Ernesto Silva, recebeu uma Moção de Honra ao Mérito da Academia de Filosofia e Ciências da Casa Lucentina, pelas mãos do jornalista luso-brasileiro Igor Lopes

O Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos” apoiou toda a cerimónia de entronização

Aspeto geral do evento





Tuna Sabores da Música no seu momento musical


 Vídeo da autoria do nosso Confrade Tiago Tarelho. XI Entronização da Confraria Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco", Viseu, 1 de julho de 2023  e Casa de Viseu Rio de Janeiro, 2de julho de 2023.
 
O evento na imprensa regional
 






Veja o livro da cerimónia no link

http://www.confrariagraovasco.com/wp-content/uploads/2023/07/XI-Entronizacao-Viseu-230701-low.pdf 

Rio de Janeiro

2 de julho de 2023 

 



Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego, foi também agraciado com o Grau de ‘Comendador’ no aniversário da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

 







Sem comentários: