quarta-feira, 22 de maio de 2019

Capítulo da Primavera / 17.º Aniversário


No passado dia 17 de maio, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, ‘Grão Vasco’ celebrou o seu 17º aniversário, evento que também serviu para realizar o Capítulo da Primavera. O espaço escolhido foi o Restaurante Quinta da Magarenha, em Viseu. No mesmo dia decorreu a sessão do Nobre Senado, que aprovou as contas de 2018 e o plano de actividades para o ano em curso.
Na hora dos discursos, o Almoxarife da Confraria, professor José Ernesto Silva, lembrou não só o trabalho realizado no último ano mas também a atividade da Confraria junto da diáspora portuguesa, com a realização de novos capítulos de Confrarias Irmãs, no Brasil e Suíça. Deixou no ar a possibilidade da criação de uma nova confraria nos Estados Unidos.
José Coelho, Conferente-Mor, enalteceu o Almoxarifado pelo trabalho realizado, destacando o papel do seu Almoxarife. Aproveitou, ainda, a ocasião para apelar a uma maior participação dos confrades nas actividades da Confraria, destacando a sua importância no âmbito do movimento confrádico nacional.
A Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro marcou presença na pessoa do Senhor Aurélio Silva, também membro da Confraria. No uso da palavra, Aurélio Silva salientou os laços de amizade existentes entre a cidade de Viseu, a Confraria e a Casa que representa a região em Terras de Vera Cruz.
A Lição de Sapiência esteve a cargo de Carolina Oliveira, mentora do projecto “Polo Gastronómico - Centro de Portugal”, no quadro da gastronomia regional. No decurso da sua intervenção falou da importância dos Saberes e Sabores da gastronomia da beira bem como da importância da incorporação e utilização dos produtos endógenos na mesa beirã.
De referir o ambiente salutar com que decorreu o repasto, onde também estiveram presentes as Confrarias Gastronómica do Dão, Enófilos do Dão e Academia da Caça de Viseu.
O momento lúdico esteve a cargo da Tuna Sabores da Música, parte cultural da Confraria.

 Aqui fica o registo do evento


Mesa de honra


Conferente Mor no uso da palavra


Representante da Casa de Viseu no uso da palavra


Carolina Oliveira na hora da sua apresentação



Aspeto geral da sala

 
 
 
 

Confrarias convidadas

Tuna no momento da sua atuação


Na hora dos parabéns


O evento na imprensa regional




Sem comentários: