terça-feira, 27 de setembro de 2016

Viseu acolhe lançamento de livro sobre fadista


No último dia 20 de Setembro, no âmbito das comemorações pelo dia do município, o Museu Almeida Moreira, no Centro Histórico da cidade de Viseu, foi palco do lançamento em Portugal do livro "Maria Alcina, a força infinita do Fado", de autoria do jornalista luso-brasileiro Ígor Lopes.

A obra revela passagens da carreira da fadista Maria Alcina, natural de Cetos, em Castro Daire, além de contar com depoimentos de nomes de vulto da sociedade portuguesa e brasileira que sustentam a importância dos trabalhos da fadista no cenário de promoção da cultura portuguesa no Brasil.

Ao longo das suas 124 páginas, a edição aborda também passagens da vida íntima da cantora, que ainda faz sucesso no Brasil. O prefacio é de responsabilidade do renomado fadista Carlos do Carmo.

O evento de lançamento em Viseu reuniu dezenas de pessoas, entre personalidades, autoridades, autarcas, artistas, como a fadista Mara Pedro, e membros da sociedade civil. A mesa de apresentação ficou composta por José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco", do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, da fadista Maria Alcina e do jornalista Ígor Lopes. A apresentação da obra ficou a cargo de Flávio Martins, presidente da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro e presidente também do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas.
















Sem comentários: