terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Ação de Solidariedade

 

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ começou a entregar, este fim-de-semana, inúmeros cabazes de Natal a famílias carenciadas da Região, conforme é tradição todos os anos nesta quadra.


De destacar os diversos Confrades que contribuíram para este ato solidário que se realiza há mais de 20 anos, em especial aqueles que, das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, fizeram uma doação generosa, e deste modo, ajudaram famílias necessitadas da Região.


Neste Natal, a Confraria reforça o seu compromisso com a solidariedade, partilhando tradição, união e esperança. Boas Festas!








terça-feira, 16 de dezembro de 2025

SANTAS FESTAS


 

𝗧𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝘀𝘀𝗲 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗗𝗶𝗮́𝘀𝗽𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘂 𝗲𝗺 𝗩𝗶𝘀𝗲𝘂

 

No dia 6 de dezembro realizou-se a Tomada de Posse da FAD – Federação das Associações da Diáspora, na Sede da Confraria “Grão Vasco”, em Viseu, formalizando a entrada em funções das personalidades designadas para os diferentes órgãos. Tomaram posse, como representantes dos três órgãos: Fernando Cabaço de Palma de Maiorca, Presidente da Direção; Jorge Rodrigues da Suíça, Presidente do Conselho Fiscal; e José Ernesto Silva de Portugal, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A cerimónia marcou o início de um novo ciclo de trabalho, pautado por cooperação, dinamismo e vontade de fortalecer o papel das diversas Associações Culturais espalhadas por todo o mundo e das Confrarias como agentes culturais, gastronómicos e sociais.
Tendo Paulo Cardoso secretariado o ato, marcaram também presença dirigentes da FAD, nomeadamente João Rocha, Maria Garcia e Bessa Carvalho, assim como o Grão-Mestre Garcia Mendes e a Chanceler-Mor Anabela Abreu, em representação da Confraria “Grão Vasco”.
 
Aqui fica o registo do evento
 

 










Capítulo de Outono

 

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” viveu, no dia 5 de dezembro, um conjunto de momentos marcantes para a vida da instituição, unindo tradição, celebração e renovação dos seus órgãos sociais.

Capítulo de Outono celebrou a identidade beirã

No dia 5 de dezembro realizou-se, no Restaurante “O Monte”, o habitual Capítulo de Outono, um dos eventos mais simbólicos da Confraria. O encontro reuniu confrades, entidades convidadas e representantes da Junta de Freguesia de Viseu e da Junta de Freguesia de Bodiosa representada pelo seu Presidente e  comunidade local, num jantar que destacou a riqueza gastronómica da Beira, a partilha de saberes e a valorização dos produtos regionais.

Com a atuação da Tuna Sabores da Música, o Capítulo reafirmou a missão da Confraria na promoção da identidade cultural do território, reforçando laços entre os seus membros e fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação das tradições beirãs.

Nesta sessão, Nuno Carrilho, Presidente da Santa Casa da Misericórdia, recebeu o título de Comendador da Confraria, Luís Burgos, o título de Confrade e Emanuel Simões, o Título Confrádico.

Assembleia Extraordinária e eleição dos novos órgãos sociais

Durante a tarde do mesmo dia, na Sede da instituição, decorreu uma Assembleia Extraordinária dedicada à eleição dos novos Órgãos Sociais para 2025/2027. Num ambiente de participação ativa e sentido institucional, foram eleitos como principais representantes, José Ernesto Silva, reeleito para o cargo de Almoxarife, e Garcia Mendes, para o cargo de Grão-Mestre. José Lopes Coelho para Conferente, José Albuquerque, para o Conselho de Coiteiros, Armanda Barros, para o Conselho Gastronómico, Carlos Silva, para o Conselho Enófilo, Catarina Barros, para o Conselho de Artes e Tradições, Henrique Monteiro, para o Conselho Consultivo, António da Costa Vidal, para o Conselho Empresarial, António Cardão, Embaixador do Brasil, e diversos representantes da nossa Diáspora e diversos Países Conselho da Diáspora.

A eleição destes dirigentes representa a continuidade de um trabalho dedicado e uma aposta na consolidação das atividades da Confraria, reforçando o espírito confrádico e a promoção das tradições regionais.

Compromisso renovado com a cultura e gastronomia da Beira

Com estas eleições e celebrações, a Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” renova o seu compromisso com a divulgação e proteção do vasto património gastronómico Beirão, assumindo a sua relevância enquanto instituição que liga passado, presente e futuro da identidade regional.

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” tem vindo a fortalecer a sua presença além-fronteiras através de um trabalho continuado com diversas confrarias e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Com representação em mais de 20 países, este dinamismo internacional reflete o empenho da instituição na promoção da identidade beirã e da gastronomia regional junto da diáspora, sendo expectável, a muito breve prazo, a criação de novas Confrarias em São Paulo, Paris e Palma de Maiorca. No Capítulo de Outono marcou também presença o novo Presidente da Federação das Associações da Diáspora, Fernando Cabaço, de Palma de Maiorca, reforçando a ponte entre os confrades residentes no país e além-mar.

Aqui fica o registo do evento

 

 

 

 Aspeto geral da sala






O evento na imprensa 
 
 



segunda-feira, 24 de novembro de 2025

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Brasil distingue Quinta da Magarenha

 Durante o jantar realizado na Quinta da Magarenha, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco" testemunhou a entrega oficial da Moção de Congratulações e Louvor atribuída pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao dono do restaurante acima referido, Carlos Costa.

A distinção foi entregue pela vereadora Teresa Bergher, autora do moção, na presença do Almoxarife da Confraria, José Ernesto P. Silva e de outros confrades.

Teresa Bergher deslocou-se a Viseu para reconhecer publicamente a "excelência, o profissionalismo e a hospitalidade do espaço."

Segundo a Confraria, esta homenagem internacional enaltece não só a qualidade dos sabores da nossa região como também o trabalho dedicado de toda a equipa, que faz sentir em casa quem chega de perto ou de longe. Considera ainda, que esta distinção muito honra a gastronomia viseense e o nosso património cultural.

Aqui fica o registo do evento







segunda-feira, 25 de agosto de 2025

A Casa das Beiras de Toronto esteve em Viseu

 

Foi com enorme prazer que recebemos em Viseu empresários, advogados e outros ilustres sócios da Casa das Beiras de Toronto, acompanhados por Bernardino Nascimento, Presidente da Casa das Beiras e da nossa Confraria.

Nesta visita, tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Viseu, a nossa Sede e ainda a icónica Feira de São Mateus.
A receção foi feita pelo Almoxarife, José Ernesto Silva, pelo Conferente-Mor, José Coelho, e por jovens confrades da Confraria – Bruno Silva, Carlos Abreu, Paulo Cardoso e Sofia Mesquita –, que acolheram calorosamente a comitiva.
Um agradecimento especial à Viseu Marca, na pessoa do seu presidente, Pedro Alves, e à Câmara Municipal de Viseu, representada pelo seu presidente, Fernando Ruas, pela forma calorosa como contribuíram para o acolhimento desta visita.
O Presidente Bernardino Nascimento anunciou ainda que, muito em breve, será realizada uma Entronização na Confraria da Casa das Beiras de Toronto – mais um passo no fortalecimento dos laços entre as nossas comunidades.
 

 
 



Encontros que fortalecem laços e fazem nascer novas histórias - Confrades e amigos da Diáspora Portuguesa visitam Viseu

Durante o mês de agosto, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” recebeu com enorme alegria confrades e amigos da Diáspora portuguesa:

O nosso Confrade Jorge Rodrigues, Presidente da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique
O nosso Confrade Titular Fernando Cabaço, vindo de Palma de Maiorca
Este encontro trouxe não só momentos de amizade e partilha, mas também a notícia de que, no próximo ano, nascerá em Palma de Maiorca uma nova Confraria Irmã.
É com orgulho que vemos o espírito confrádico expandir-se além-fronteiras, levando os nossos valores, tradições e sabores cada vez mais longe. Que esta futura Confraria seja mais uma ponte de união entre culturas, costumes e pessoas.
 

 
As Confrarias Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e Saberes e Sabores de Portugal em Zurique estiveram juntas numa visita ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Viseu, onde foi entregue pessoalmente o Título de Mérito a Diamantino Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu.
O galardão, atribuído na III Entronização da Confraria em Zurique realizada em junho 2025 foi entregue em Viseu pelo Almoxarife José Ernesto Silva e pelo Almoxarife Jorge Rodrigues, reforçando os laços de amizade e valorizando as tradições portuguesas dentro e fora do país.
 




A Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” teve a honra de receber o nosso Confrade de Buenos Aires, Gastón Becerra.
Num momento marcado pela amizade e partilha cultural, o nosso Confrade Miguel de Almeida presenteou-o com um exemplar de sua autoria dedicado ao Folclore, perpetuando a memória e as tradições que nos unem.
O nosso Almoxarife José Ernesto Silva ofereceu ainda os livros das últimas Entronizações realizadas em Viseu e em Zurique (Suíça), levando assim um pedaço da nossa história até à Argentina.
Mais do que presentes, foram entregues páginas cheias de identidade, afeto e orgulho beirão. Estes momentos reforçam a essência da nossa Confraria: unir pessoas e culturas através dos saberes e sabores que nos definem.
 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

III Capítulo Geral de Entronização da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, em Zurique

 

A Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, em Zurique, promoveu no passado dia 28 de junho o seu III Capítulo de Entronização, que decorreu no Salão Paroquial da Igreja St. Agatha, em Dietikon. Na ocasião foram entronizados 16 Confrades, nove mulheres e sete homens, oriundos da comunidade beirã deste Cantão suíço. Foi entregue o Título de Confrade de Mérito a Anabela Abreu, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, bem como três Comendadores, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, o embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e o Cônsul-Geral em Zurique, Gonçalo Motta.

Jorge Rodrigues, Almoxarife da Confraria de Zurique, saudou as entidades presentes e os novos Confrades, lembrou a história da Confraria, realçando o agradecendo também trabalho da Confraria Mãe, na pessoa do Almoxarife José Ernesto. Seguiu se a cerimónia da entronização, tendo sido entregues os respetivos títulos aos novos confrades e comendadores.

O Ministro da Agricultura apadrinhou os novos Confrades, a quem foram entregues os títulos, escudetes, livro da Confraria e o respetivo copo de estanho, para a saudação às bandeiras, da Suíça, de Portugal e da Confraria.

Depois da cerimónia, o Almoxarife José Ernesto Silva enalteceu as iniciativas levadas a cabo pela Confraria-irmã de Zurique, destacando o trabalho que Jorge Rodrigues tem feito junto da nossa comunidade, agradecendo a presença dos novos comendadores e confrades. O almoxarife da Confraria Grão Vasco realçou a importância da presença das entidades presentes, nomeadamente o ministro José Manuel Fernandes, na relação de Portugal com as suas comunidades, referindo a importância de manter viva a ligação a Portugal e à Beira, em particular.

O embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e o Cônsul-Geral em Zurique, Gonçalo Motta, enalteceram o trabalho e dedicação do Almoxarife da Confraria de Zurique junto das nossas Comunidades.

Encerrou a sessão o Ministro da Agricultura e Pescas. José Manuel Fernandes enfatizou o trabalho e dedicação  da comunidade portuguesa na Suíça, e de Jorge Rodrigues, e o que isso representa para o prestígio do nosso país

Seguiu-se um jantar de gala, onde predominou a gastronomia beirã e os vinhos do Dão, a que se seguiu a troca de  lembranças, da Freguesia de Viseu, da Confraria-mão e de vinhos de produtores da nossa região e da Confraria de Zurique. A sessão foi abrilhantada com uma noite de fados, com artistas portugueses, num excelente momento de animação.

O segundo dia do Capítulo celebrou-se a bênção das capas da Confraria, com missa na Igreja de S. Félix und Regula, em Zurique, a que se seguiu o almoço de aniversário da Confraria, no restaurante Pérgola, de Zurique, que contou com a presença de todas as entidades. A animação contou com a presença do grupo musical da Confraria. 

A Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique foi fundada a 26 de Junho de 2015, por Jorge Rodrigues, viseense oriundo da freguesia de Ribafeita, emigrado na Suíça há mais de duas décadas. Foi criada numa parceria com a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de Viseu, na sequência da criação e outras Confrarias Irmãs, nomeadamente na Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro, Brasil, em 2010. Posteriormente foram criadas a Confraria da Casa das Beiras de Toronto, Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona, Confraria de Saberes e Sabores Luso Amazónicos Grão Vasco, assim como a  Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Florianópolis. Atualmente, estão em fase de constituição as novas Confrarias na Flórida (USA), São Paulo (Brasil) e Paris (França).

























O evento na imprensa regional