terça-feira, 18 de novembro de 2025

Brasil distingue Quinta da Magarenha

 Durante o jantar realizado na Quinta da Magarenha, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco" testemunhou a entrega oficial da Moção de Congratulações e Louvor atribuída pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao dono do restaurante acima referido, Carlos Costa.

A distinção foi entregue pela vereadora Teresa Bergher, autora do moção, na presença do Almoxarife da Confraria, José Ernesto P. Silva e de outros confrades.

Teresa Bergher deslocou-se a Viseu para reconhecer publicamente a "excelência, o profissionalismo e a hospitalidade do espaço."

Segundo a Confraria, esta homenagem internacional enaltece não só a qualidade dos sabores da nossa região como também o trabalho dedicado de toda a equipa, que faz sentir em casa quem chega de perto ou de longe. Considera ainda, que esta distinção muito honra a gastronomia viseense e o nosso património cultural.

Aqui fica o registo do evento







segunda-feira, 25 de agosto de 2025

A Casa das Beiras de Toronto esteve em Viseu

 

Foi com enorme prazer que recebemos em Viseu empresários, advogados e outros ilustres sócios da Casa das Beiras de Toronto, acompanhados por Bernardino Nascimento, Presidente da Casa das Beiras e da nossa Confraria.

Nesta visita, tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Viseu, a nossa Sede e ainda a icónica Feira de São Mateus.
A receção foi feita pelo Almoxarife, José Ernesto Silva, pelo Conferente-Mor, José Coelho, e por jovens confrades da Confraria – Bruno Silva, Carlos Abreu, Paulo Cardoso e Sofia Mesquita –, que acolheram calorosamente a comitiva.
Um agradecimento especial à Viseu Marca, na pessoa do seu presidente, Pedro Alves, e à Câmara Municipal de Viseu, representada pelo seu presidente, Fernando Ruas, pela forma calorosa como contribuíram para o acolhimento desta visita.
O Presidente Bernardino Nascimento anunciou ainda que, muito em breve, será realizada uma Entronização na Confraria da Casa das Beiras de Toronto – mais um passo no fortalecimento dos laços entre as nossas comunidades.
 

 
 



Encontros que fortalecem laços e fazem nascer novas histórias - Confrades e amigos da Diáspora Portuguesa visitam Viseu

Durante o mês de agosto, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” recebeu com enorme alegria confrades e amigos da Diáspora portuguesa:

O nosso Confrade Jorge Rodrigues, Presidente da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique
O nosso Confrade Titular Fernando Cabaço, vindo de Palma de Maiorca
Este encontro trouxe não só momentos de amizade e partilha, mas também a notícia de que, no próximo ano, nascerá em Palma de Maiorca uma nova Confraria Irmã.
É com orgulho que vemos o espírito confrádico expandir-se além-fronteiras, levando os nossos valores, tradições e sabores cada vez mais longe. Que esta futura Confraria seja mais uma ponte de união entre culturas, costumes e pessoas.
 

 
As Confrarias Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e Saberes e Sabores de Portugal em Zurique estiveram juntas numa visita ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Viseu, onde foi entregue pessoalmente o Título de Mérito a Diamantino Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu.
O galardão, atribuído na III Entronização da Confraria em Zurique realizada em junho 2025 foi entregue em Viseu pelo Almoxarife José Ernesto Silva e pelo Almoxarife Jorge Rodrigues, reforçando os laços de amizade e valorizando as tradições portuguesas dentro e fora do país.
 




A Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” teve a honra de receber o nosso Confrade de Buenos Aires, Gastón Becerra.
Num momento marcado pela amizade e partilha cultural, o nosso Confrade Miguel de Almeida presenteou-o com um exemplar de sua autoria dedicado ao Folclore, perpetuando a memória e as tradições que nos unem.
O nosso Almoxarife José Ernesto Silva ofereceu ainda os livros das últimas Entronizações realizadas em Viseu e em Zurique (Suíça), levando assim um pedaço da nossa história até à Argentina.
Mais do que presentes, foram entregues páginas cheias de identidade, afeto e orgulho beirão. Estes momentos reforçam a essência da nossa Confraria: unir pessoas e culturas através dos saberes e sabores que nos definem.
 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

III Capítulo Geral de Entronização da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, em Zurique

 

A Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, em Zurique, promoveu no passado dia 28 de junho o seu III Capítulo de Entronização, que decorreu no Salão Paroquial da Igreja St. Agatha, em Dietikon. Na ocasião foram entronizados 16 Confrades, nove mulheres e sete homens, oriundos da comunidade beirã deste Cantão suíço. Foi entregue o Título de Confrade de Mérito a Anabela Abreu, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, bem como três Comendadores, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, o embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e o Cônsul-Geral em Zurique, Gonçalo Motta.

Jorge Rodrigues, Almoxarife da Confraria de Zurique, saudou as entidades presentes e os novos Confrades, lembrou a história da Confraria, realçando o agradecendo também trabalho da Confraria Mãe, na pessoa do Almoxarife José Ernesto. Seguiu se a cerimónia da entronização, tendo sido entregues os respetivos títulos aos novos confrades e comendadores.

O Ministro da Agricultura apadrinhou os novos Confrades, a quem foram entregues os títulos, escudetes, livro da Confraria e o respetivo copo de estanho, para a saudação às bandeiras, da Suíça, de Portugal e da Confraria.

Depois da cerimónia, o Almoxarife José Ernesto Silva enalteceu as iniciativas levadas a cabo pela Confraria-irmã de Zurique, destacando o trabalho que Jorge Rodrigues tem feito junto da nossa comunidade, agradecendo a presença dos novos comendadores e confrades. O almoxarife da Confraria Grão Vasco realçou a importância da presença das entidades presentes, nomeadamente o ministro José Manuel Fernandes, na relação de Portugal com as suas comunidades, referindo a importância de manter viva a ligação a Portugal e à Beira, em particular.

O embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e o Cônsul-Geral em Zurique, Gonçalo Motta, enalteceram o trabalho e dedicação do Almoxarife da Confraria de Zurique junto das nossas Comunidades.

Encerrou a sessão o Ministro da Agricultura e Pescas. José Manuel Fernandes enfatizou o trabalho e dedicação  da comunidade portuguesa na Suíça, e de Jorge Rodrigues, e o que isso representa para o prestígio do nosso país

Seguiu-se um jantar de gala, onde predominou a gastronomia beirã e os vinhos do Dão, a que se seguiu a troca de  lembranças, da Freguesia de Viseu, da Confraria-mão e de vinhos de produtores da nossa região e da Confraria de Zurique. A sessão foi abrilhantada com uma noite de fados, com artistas portugueses, num excelente momento de animação.

O segundo dia do Capítulo celebrou-se a bênção das capas da Confraria, com missa na Igreja de S. Félix und Regula, em Zurique, a que se seguiu o almoço de aniversário da Confraria, no restaurante Pérgola, de Zurique, que contou com a presença de todas as entidades. A animação contou com a presença do grupo musical da Confraria. 

A Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique foi fundada a 26 de Junho de 2015, por Jorge Rodrigues, viseense oriundo da freguesia de Ribafeita, emigrado na Suíça há mais de duas décadas. Foi criada numa parceria com a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de Viseu, na sequência da criação e outras Confrarias Irmãs, nomeadamente na Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro, Brasil, em 2010. Posteriormente foram criadas a Confraria da Casa das Beiras de Toronto, Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona, Confraria de Saberes e Sabores Luso Amazónicos Grão Vasco, assim como a  Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Florianópolis. Atualmente, estão em fase de constituição as novas Confrarias na Flórida (USA), São Paulo (Brasil) e Paris (França).

























O evento na imprensa regional






Comemorações do 10 de Junho e Capítulo de Entronização em Manaus

 

No dia 16 de junho realizou-se um evento promovido pelo presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa do Amazonas Antônio Azevedo, em alusão ao dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, marcado com a presença da Vice-Consul de Portugal no Norte do Brasil Dra. Maria Fernanda Pinheiro que foi a homenageada da noite, do Cônsul Honorário de Portugal no Amazonas Humberto Figueiredo, que foi incansável para a realização do evento, da Vice-Conselheira de Portugal Simone Amazonas, do Presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa Leopoldo Krichanã, e demais autoridades portuguesas e brasileiras. Também marcaram presença o padrinho da Confraria, presidente da FIEAM, António Silva, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o Presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro e demais autoridades, empresários e industriais renomados da sociedade local.

Neste ato realizou-se o Capítulo de Entronização da Confraria dos Sabores Luso Amazônicos Grão Vasco que decorreu de maneira festiva e entronizou pessoas ímpares e de destaque nas diversas áreas da sociedade local.