terça-feira, 16 de dezembro de 2025

SANTAS FESTAS


 

𝗧𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝘀𝘀𝗲 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗗𝗶𝗮́𝘀𝗽𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘂 𝗲𝗺 𝗩𝗶𝘀𝗲𝘂

 

No dia 6 de dezembro realizou-se a Tomada de Posse da FAD – Federação das Associações da Diáspora, na Sede da Confraria “Grão Vasco”, em Viseu, formalizando a entrada em funções das personalidades designadas para os diferentes órgãos. Tomaram posse, como representantes dos três órgãos: Fernando Cabaço de Palma de Maiorca, Presidente da Direção; Jorge Rodrigues da Suíça, Presidente do Conselho Fiscal; e José Ernesto Silva de Portugal, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A cerimónia marcou o início de um novo ciclo de trabalho, pautado por cooperação, dinamismo e vontade de fortalecer o papel das diversas Associações Culturais espalhadas por todo o mundo e das Confrarias como agentes culturais, gastronómicos e sociais.
Tendo Paulo Cardoso secretariado o ato, marcaram também presença dirigentes da FAD, nomeadamente João Rocha, Maria Garcia e Bessa Carvalho, assim como o Grão-Mestre Garcia Mendes e a Chanceler-Mor Anabela Abreu, em representação da Confraria “Grão Vasco”.
 
Aqui fica o registo do evento
 

 










Capítulo de Outono

 

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” viveu, no dia 5 de dezembro, um conjunto de momentos marcantes para a vida da instituição, unindo tradição, celebração e renovação dos seus órgãos sociais.

Capítulo de Outono celebrou a identidade beirã

No dia 5 de dezembro realizou-se, no Restaurante “O Monte”, o habitual Capítulo de Outono, um dos eventos mais simbólicos da Confraria. O encontro reuniu confrades, entidades convidadas e representantes da Junta de Freguesia de Viseu e da Junta de Freguesia de Bodiosa representada pelo seu Presidente e  comunidade local, num jantar que destacou a riqueza gastronómica da Beira, a partilha de saberes e a valorização dos produtos regionais.

Com a atuação da Tuna Sabores da Música, o Capítulo reafirmou a missão da Confraria na promoção da identidade cultural do território, reforçando laços entre os seus membros e fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação das tradições beirãs.

Nesta sessão, Nuno Carrilho, Presidente da Santa Casa da Misericórdia, recebeu o título de Comendador da Confraria, Luís Burgos, o título de Confrade e Emanuel Simões, o Título Confrádico.

Assembleia Extraordinária e eleição dos novos órgãos sociais

Durante a tarde do mesmo dia, na Sede da instituição, decorreu uma Assembleia Extraordinária dedicada à eleição dos novos Órgãos Sociais para 2025/2027. Num ambiente de participação ativa e sentido institucional, foram eleitos como principais representantes, José Ernesto Silva, reeleito para o cargo de Almoxarife, e Garcia Mendes, para o cargo de Grão-Mestre. José Lopes Coelho para Conferente, José Albuquerque, para o Conselho de Coiteiros, Armanda Barros, para o Conselho Gastronómico, Carlos Silva, para o Conselho Enófilo, Catarina Barros, para o Conselho de Artes e Tradições, Henrique Monteiro, para o Conselho Consultivo, António da Costa Vidal, para o Conselho Empresarial, António Cardão, Embaixador do Brasil, e diversos representantes da nossa Diáspora e diversos Países Conselho da Diáspora.

A eleição destes dirigentes representa a continuidade de um trabalho dedicado e uma aposta na consolidação das atividades da Confraria, reforçando o espírito confrádico e a promoção das tradições regionais.

Compromisso renovado com a cultura e gastronomia da Beira

Com estas eleições e celebrações, a Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” renova o seu compromisso com a divulgação e proteção do vasto património gastronómico Beirão, assumindo a sua relevância enquanto instituição que liga passado, presente e futuro da identidade regional.

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” tem vindo a fortalecer a sua presença além-fronteiras através de um trabalho continuado com diversas confrarias e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Com representação em mais de 20 países, este dinamismo internacional reflete o empenho da instituição na promoção da identidade beirã e da gastronomia regional junto da diáspora, sendo expectável, a muito breve prazo, a criação de novas Confrarias em São Paulo, Paris e Palma de Maiorca. No Capítulo de Outono marcou também presença o novo Presidente da Federação das Associações da Diáspora, Fernando Cabaço, de Palma de Maiorca, reforçando a ponte entre os confrades residentes no país e além-mar.

Aqui fica o registo do evento

 

 

 

 Aspeto geral da sala