terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Ação de Solidariedade

 

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ começou a entregar, este fim-de-semana, inúmeros cabazes de Natal a famílias carenciadas da Região, conforme é tradição todos os anos nesta quadra.


De destacar os diversos Confrades que contribuíram para este ato solidário que se realiza há mais de 20 anos, em especial aqueles que, das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, fizeram uma doação generosa, e deste modo, ajudaram famílias necessitadas da Região.


Neste Natal, a Confraria reforça o seu compromisso com a solidariedade, partilhando tradição, união e esperança. Boas Festas!








terça-feira, 16 de dezembro de 2025

SANTAS FESTAS


 

𝗧𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝘀𝘀𝗲 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗗𝗶𝗮́𝘀𝗽𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘂 𝗲𝗺 𝗩𝗶𝘀𝗲𝘂

 

No dia 6 de dezembro realizou-se a Tomada de Posse da FAD – Federação das Associações da Diáspora, na Sede da Confraria “Grão Vasco”, em Viseu, formalizando a entrada em funções das personalidades designadas para os diferentes órgãos. Tomaram posse, como representantes dos três órgãos: Fernando Cabaço de Palma de Maiorca, Presidente da Direção; Jorge Rodrigues da Suíça, Presidente do Conselho Fiscal; e José Ernesto Silva de Portugal, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A cerimónia marcou o início de um novo ciclo de trabalho, pautado por cooperação, dinamismo e vontade de fortalecer o papel das diversas Associações Culturais espalhadas por todo o mundo e das Confrarias como agentes culturais, gastronómicos e sociais.
Tendo Paulo Cardoso secretariado o ato, marcaram também presença dirigentes da FAD, nomeadamente João Rocha, Maria Garcia e Bessa Carvalho, assim como o Grão-Mestre Garcia Mendes e a Chanceler-Mor Anabela Abreu, em representação da Confraria “Grão Vasco”.
 
Aqui fica o registo do evento
 

 










Capítulo de Outono

 

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” viveu, no dia 5 de dezembro, um conjunto de momentos marcantes para a vida da instituição, unindo tradição, celebração e renovação dos seus órgãos sociais.

Capítulo de Outono celebrou a identidade beirã

No dia 5 de dezembro realizou-se, no Restaurante “O Monte”, o habitual Capítulo de Outono, um dos eventos mais simbólicos da Confraria. O encontro reuniu confrades, entidades convidadas e representantes da Junta de Freguesia de Viseu e da Junta de Freguesia de Bodiosa representada pelo seu Presidente e  comunidade local, num jantar que destacou a riqueza gastronómica da Beira, a partilha de saberes e a valorização dos produtos regionais.

Com a atuação da Tuna Sabores da Música, o Capítulo reafirmou a missão da Confraria na promoção da identidade cultural do território, reforçando laços entre os seus membros e fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação das tradições beirãs.

Nesta sessão, Nuno Carrilho, Presidente da Santa Casa da Misericórdia, recebeu o título de Comendador da Confraria, Luís Burgos, o título de Confrade e Emanuel Simões, o Título Confrádico.

Assembleia Extraordinária e eleição dos novos órgãos sociais

Durante a tarde do mesmo dia, na Sede da instituição, decorreu uma Assembleia Extraordinária dedicada à eleição dos novos Órgãos Sociais para 2025/2027. Num ambiente de participação ativa e sentido institucional, foram eleitos como principais representantes, José Ernesto Silva, reeleito para o cargo de Almoxarife, e Garcia Mendes, para o cargo de Grão-Mestre. José Lopes Coelho para Conferente, José Albuquerque, para o Conselho de Coiteiros, Armanda Barros, para o Conselho Gastronómico, Carlos Silva, para o Conselho Enófilo, Catarina Barros, para o Conselho de Artes e Tradições, Henrique Monteiro, para o Conselho Consultivo, António da Costa Vidal, para o Conselho Empresarial, António Cardão, Embaixador do Brasil, e diversos representantes da nossa Diáspora e diversos Países Conselho da Diáspora.

A eleição destes dirigentes representa a continuidade de um trabalho dedicado e uma aposta na consolidação das atividades da Confraria, reforçando o espírito confrádico e a promoção das tradições regionais.

Compromisso renovado com a cultura e gastronomia da Beira

Com estas eleições e celebrações, a Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” renova o seu compromisso com a divulgação e proteção do vasto património gastronómico Beirão, assumindo a sua relevância enquanto instituição que liga passado, presente e futuro da identidade regional.

A Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” tem vindo a fortalecer a sua presença além-fronteiras através de um trabalho continuado com diversas confrarias e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Com representação em mais de 20 países, este dinamismo internacional reflete o empenho da instituição na promoção da identidade beirã e da gastronomia regional junto da diáspora, sendo expectável, a muito breve prazo, a criação de novas Confrarias em São Paulo, Paris e Palma de Maiorca. No Capítulo de Outono marcou também presença o novo Presidente da Federação das Associações da Diáspora, Fernando Cabaço, de Palma de Maiorca, reforçando a ponte entre os confrades residentes no país e além-mar.

Aqui fica o registo do evento

 

 

 

 Aspeto geral da sala






O evento na imprensa