segunda-feira, 9 de outubro de 2017

I Entronização no Canadá


Decorreu no passado dia 24 de setembro, na cidade de Toronto, Canadá, a I Entronização da Confraria Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco", da Casa das Beiras de Toronto, apadrinhada pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco", de Viseu. Foram entronizados sete Comendadores e 29 Cavaleiros, oriundos da comunidade portuguesa naquele país da América do Norte.
A criação deste novo pólo da nossa Confraria só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo senhor Bernardino Nascimento, presidente da Casa das Beiras e da sua equipa, que em terras canadenses, tudo fazem para promover e divulgar a  cultura portuguesa.
A entronização ocorreu no âmbito da Semana Cultural da Casa das Beiras de Toronto, um evento, que durou oito dias, com grande dignidade e visibilidade junto da comunidade portuguesa. José Cesário, deputado na Assembleia da República, marcou presença na sessão de abertura.
Entre as personalidades que se associaram a esta Semana Cultural, destaque para Paula Medeiros, funcionária Superior do Consulado Português de Toronto; Sofia Ribeiro, deputada no Parlamento Europeu; Cristina Martins, deputada do Parlamento Provincial, em representação da área de Davenport; Ana Bailão, vereadora na câmara de Toronto; Ana Tavares Cumbre Ribeiro, do Instituto Camões e coordenadora de ensino do Português no Canadá; bem como de Julie Dzerowitz, deputada do parlamento Federal canadiano.

Para este evento, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco", fez-se representar pelo seu Almoxarife, José Ernesto Silva, acompanhado pelos confrades António Meneses, Mário Antunes e Rui Moiteiro.

A cerimónia de entronização decorreu no salão nobre da Casa das Beiras, com a presença de muitos sócios. O evneto foi abrilhantado por diversos ranchos folclóricos da comunidade portuguesa, bem como pela Tuna Académica de Coimbra. O repasto que se seguiu contou com pratos da cozinha tradicional portuguesa, confeccionados pelo Chef António Mendes e regado com vinhos do Dão. 

Aqui fica o registo fotográfico deste evento 


Diplomas de Sócios Honorários


Certificados de Agradecimento


A animação esteve a cargo de vários grupos de folclore


Almoço com Dr. José Cesário



No Parlamento do Estado de Ontário com a Sra Primeira Ministra 

O Evento e a Imprensa


A CASA DAS BEIRAS E O SEU NÚCLEO MUSEOLÓGICO







Sem comentários: