quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Em terras de Lafões


No domingo, dia 6, numa parceria que envolveu a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, a Confraria Gastronómica do Frango do Campo de Oliveira de Frades e a Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões foi um dia longo e repleto de emoções para todos os presentes e muito em especial para o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro.

A manhã foi dedicada à cultura e passou pelas termas  de S. Pedro do Sul, numa visita orientada pelo Eng.º João Oliveira, pelo Museu de Oliveira de Frades onde a comitiva foi recebida pelo Vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Eng.º Paulo Antunes e pela aldeia da Prova onde se visitou a casa colonial de António Ferreira e a Casa do Ardo, numa visita levada a cabo pela confrade da Confraria do Frango do Campo, Elisabete Nunes, também proprietária da Casa do Ardo.

Antes do almoço houve um momento de especial emoção protagonizado pela ilustre beirã Isabel Silvestre. O lugar escolhido para este momento foi a capela da Prova e ninguém ficou indiferente ao momento ali vivido.

O almoço decorreu na sede da ACREP – Associação Cultural e Recreativa da Prova num ambiente verdadeiramente fraternal. A Animação do evento esteve a cargo de três irreverentes e animados componentes do Ranho Folclórico do Grupo Musical Macinhatense, de Macinhata da Seixa, Oliveira de Azeméis.

De destacar a presença da Vereadora da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Dr.ª Teresa Sobrinho, do Vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Eng.º Paulo Antunes, a professora e grande voz de Portugal, Isabel Silvestre, entre outros convidados.

A noite foi de despedida e de muitas emoções. O jantar oferecido pelo Rancho Folclórico de Torredeita foi servido no Lagar da Cepeda, espaço que pertence ao referido grupo.

 Aqui fica o registo fotográfico deste evento

Receção no auditório da Biblioteca de Oliveira de Frades.
Momento de Convívio na Casa Colonial de António Ferreira, na aldeia da Prova

 

Visita à Casa do Ardo, pequeno espaço museológico na aldeia da Prova


 Momento alto do dia com a atuação da ilustre beirã Isabel Silvestre, na Capela de Nossa Senhora da Conceição
Da esquerda para a direita: António Cardão, Elisabete Nunes, Paulo Antunes, Isabel Silvestre, João Moitas, Teresa Sobrinho, João Oliveira, José Ernesto e Flávio Martins
O jovem Nathan, do Rancho Folclórico da Casa de Viseu, encantou os presentes ao som do seu violino
 Aspeto geral do almoço, servido no salão da ACREP - Associação Cultural e Recreativa da Prova

 

 Jantar no Lagar da Cepeda

 

Sem comentários: