quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Capítulo de Verão


Decorreu no passado dia 5 de Agosto, no Hotel Grão Vasco em Viseu mais um Capítulo de Verão, promovido pela Confraria de saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” em parceria com a Câmara Municipal de Viseu.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, o Vice-Presidente, Dr. Joaquim Seixas, o Presidente da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, Dr. Flávio Martins, o representante máximo da Confraria em terras de Vera Cruz, António Cardão, a Confraria Gastronómica do Frango do Campo, nas pessoas do Eng.º João Moitas e Elisabete Maria Nunes, a Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões, na pessoa do  Eng.º João Oliveira entre outras entidades e amigos.
Este capítulo foi, na sua essência um evento da “saudade” que serviu essencialmente para homenagear o Grupo Folclórico da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, que esteve entre nós durante uma semana.
O momento lúdico do evento esteve a cargo da Tuna Sabores da Música, parte cultural da Confraria.
No decorrer do jantar, alguns confrades e amigos  também animaram o evento.
Aqui fica o registo fotográfico do Capítulo 
Na hora da saudação às bandeiras. Da esquerda para a direita: Almoxarife, Prof. José Ernesto, Conselho Consultivo: Eng. Garcia Mendes; Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques
 Aspeto geral da sala

No decorrer do jantar, três novos amigos foram constituídos Confrades Titulares da Confraria; Maria Leopoldina Garcia, residente em Buenos Aires, Argentina e o casal de empresários viseenses, Mara Lisa Almeida e João Rocha
A Tuna "Sabores da Música" animou o evento. Mais tarde, outros confrades e amigos também se juntaram e mostraram um pouco dos seus "dotes" artísticos, numa noite de convívio e confraternização. A saber: Mara Pedro, Davide Melo, Odete Madeira, Catarina Barros e o escritor Viseence Jorge Marques com as suas melodias.


Momento de troca de lembranças e de palavras de elogio e agradecimento pelo excelente trabalho que a Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, tem vindo a desenvolver, ao longo destes 50 anos, em prol da defesa, preservação e divulgação da cultura beirã em terras de Vera Cruz. Usaram da palavra o Almoxarife, prof. José Ernesto, o embaixador da Confraria no Rio de Janeiro e elemento da Casa de Viseu, Sr. António Cardão e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques.


No final do evento o Almoxarife da Confraria foi distinguido com o título de Sócio Benfeitor da Casa de Viseu, entregue pelo Presidente da Casa de Viseu, Dr. Flávio Martins.

O evento e a imprensa regional




Sem comentários: